Sobre o Fórum

A atuação da Confederação Nacional de Municípios sempre foi pautada pela defesa permanente da autonomia do Ente Federado Município que a cada ano vê ampliadas suas responsabilidades em decorrência da omissão das demais esferas de Poder e da necessidade de alcançar atendimento às populações desassistidas.

O marco maior da ação municipalista da CNM sempre foram as “Marchas à Brasília em Defesa dos Municípios “ e, a partir de 2006, considerando a indispensabilidade da participação dos vereadores no Movimento Municipalista, a CNM instituiu o FORUM NACIONAL DE VEREADORES – braço da Confederação para auxiliar no exercício de pressão sobre governos e Congresso, buscando assegurar a aprovação dos principais pleitos dos Municípios.

Inúmeras têm sido as conquistas alcançadas com esta soma de esforços, que beneficiaram as populações, as administrações e as Câmaras Municipais já que a cada ampliação dos recursos financeiros para os municípios, a repercussão nos orçamentos das Câmaras é imediato, no entanto, muito mais precisa ser feito, principalmente no que se refere ao respeito à autonomia dos entes locais.

A convicção de que a participação dos Poderes Legislativos na defesa dos interesses dos Municípios precisa ser ampliada e expressar a força que efetivamente esse Poder representa; e a certeza de que vivemos um momento em que é fundamental promover, valorizar e instrumentalizar o Poder Legislativo no Brasil, já que garantia primeira do Regime Democrático, fez com que a Confederação Nacional de Municípios procure ampliar os espaços do FÓRUM NACIONAL DE VEREADORES e dedique atuação especial a este segmento.

Em razão disso a CNM realizará a partir de agora, seminários especialmente voltados para os Poderes Legislativos locais, tendo como objetivo a instrumentalização dos vereadores brasileiros para a defesa da pauta municipalista e o exercício efetivo da função fiscalizadora e motivadora das comunidades na discussão dos temas de seus interesses e no conhecimento das causas geradoras dos problemas que a sociedade enfrenta.

Estes eventos visam reforçar e valorizar a diversidade local, discutir práticas de gestão, incremento de receitas, pauta do movimento municipalista e articulação desta no Congresso Nacional além de fortalecer a luta pela autonomia e o desenvolvimento municipal, apresentando iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade.

VOLTAR

© Copyright 2017 Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte